O nosso chef italiano vegetariano está de volta com um prato esplendidamente saboroso e que podem, por exemplo, fazer já neste fim-de-semana. O Salvatore tem uma mão especial para fazer de qualquer menu uma experiência de chupar os dedos. O que ele propõe é seitan com bechamel aromatizado,  puré de millet e couve-flor com topping de cogumelos, salada com vinagrete de maçã , cranberry e tangerina e um mix de vegetais no forno. Uaooo, reparem no brilharete que podem fazer. 

Vamos a isso. A partir deste momento tudo o que está escrito é da autoria do Salvatore, o chef com mais classe deste humilde blog. E olhem que ele faz um esforço para escrever correctamente em português, mas, vá, safa-se muito bem. 

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Este prato mixto que vos ofereço hoje é completamente vegan e, mesmo que pareça ter muitos ingredientes, a preparação é fácil e simples. Os sabores entrelaçam-se entre si e satisfazem até os mais cépticos. Experimentar para acreditar.

Seitan com “gravy” ou molho bechamel aromatizado

.- 1 embalagem de seitan de 500 gr

Cortar o seitan em fatías de 1 cm de espessura.  Marinar em uma mistura de água, molho de soja (shoyu) e algumas ervas aromáticas que tenham em casa pelo menos 2 horas. A proporção da água e shoyu é de 3:1.

Para o molho bechamel:

.- 6 colheres de sopa de azeite
.- 10 colheres de sopa de farinha branca
.- 2 colheres de sobremesa de salvia triturada
.- 1/2 colher de sobremesa de tomilho
.- 1/2 colher de sobremesa de alecrim
.- 1300 ml de caldo vegetal
.- 2 colheres de sopa de shoyu
.- 4 colheres de sopa de fermento seco em flocos (levedura em flocos)
.- 1/4 de colher de sopa de pimenta preta moída

Aquecer o azeite numa panela grande. Acrescentar a farinha, a salvia, o tomilho e o alecrim e deixar refogar por uns minutos até que a farinha esteja dourada, mais o menos 5 minutos. Agora, lentamente, vamos acrescentando o caldo vegetal e misturamos constantemente para evitar que se formem grumos. Aconselho mexer num só sentido. Continuar assim até que a bechamel tenha a consistência que desejamos. Desligar o lume e acrescentar o shoyu, a levedura seca em flocos e a pimenta preta moída.

Numa frigideira com pouco azeite douramos as fatias de seitan pelos dois lados. Quando estiver pronto vertemos a bechamel por cima e com o lume ao mínimo deixamos cozinhar por 5 – 10 minutos. Servir no prato com mais bechamel por cima e salsa (ou coentros).

Nota: a quantidade do caldo vegetal dará 1 litro de bechamel. Podem meter no frigorífico e dura vários dias. Também podem reduzir as quantidades e fazer só metade.

Puré de millet e couve-flor

Ingredientes:

.- 1 chávena de millet
.- 1 chávena de couve-flor cortado em cubos
.- 1 cebola
.- Àgua
.- Sal

Preparação:

Lavar o millet num coador e colocar num tacho com a cebola, a couve-flor, uma pitada de sal e 4 chávenas de àgua. Quando estiver a ferver reduzir o lume ao mínimo e deixar cozinhar por 25 minutos. Agora, com a varinha mágica, fazer um puré.
Servir com o topping de cogumelos por cima.

Topping de cogumelos:

Ingredientes:

.- 1 colher de sopa de azeite
.- 1/2 chávena de cebola cortada
.- 1 colher de sobremesa de tomilho seco ou fresco
.- 250 gramas de cogumelos de varios tipos
.- 3 chávenas de caldo vegetal
.- 1 1/2 colher de sopa de farinha
.- 2 colheres de sopa de àgua
.- Sal

Preparação:

Numa frigideira aquecer o azeite com a cebola. Deixar dourar uns minutos e acrescentar o tomilho, o sal e os cogumelos. Refogar 10 minutos ou até que os cogumelos estejam dourados. Acrescentar, agora, o caldo vegetal e deixar evaporar uns 10 minutos.

Entretanto dissolvemos a farinha na àgua e acrescentamos aos cogumelos. Deixamos ferver e espessar, mais o menos 2 minutos.

Servir por cima do puré de millet e couve-flor.

 

Vinagrete de maça, cranberry e tangerina.

Ingredientes:

.- 1 chávena de cranberries (frescos ou congelados)
.- 1/4 chávena de vinagre de maça
.- 1/4 de chávena de geleia de arroz
.- 1 colher de sobremesa de mostarda
.- 1/2 tangerina
.- 2 colheres de azeite
.- Sal

Preparação:

Numa panela pequena aquecer os cranberries, a geleia de arroz e o vinagre de maça uns 10 minutos. Devem estar atentos porque podem colar.
Deixar arrefecer e com a varinha mágica liquidificar junto com o resto dos ingredientes.
Ajustar com mais geleia de arroz ou sal se for preciso. Colocar no frigorífico e servir por cima de qualquer salada.

Salada usada para esta receita:

A salada desta preparação tem rúcula, agrião, um mix de folhas verdes e vermelhas e 1/2 tangerina.
O sabor forte e ‘picante’ do agrião e da rúcula são perfeitos com a vinagrete.

Mix de vegetais no forno:

Para este prato especial foram usadas batatas doces (aquelas mais vermelhas por dentro), abóbora e pastinaca em proporções similares. Foram cortadas do mesmo tamanho. Os vegetais foram colocados no formo com azeite e um mix de ervas aromáticas (as que tenham em casa) e uma pitada de sal. O tempo dentro o forno foi de 25 minutos a 180°.

O tempo de cozedura e a temperatura podem variar dependendo do vosso forno. O melhor é estar atentos.

 

Notas da autora do blog 

A maior parte dos ingredientes encontram-se em grandes superfícies.

A geleia de arroz, o shoyu (molho de soja)  e o millet podem ser encontrados em lojas de alimentação saudável.

A pastinaca é uma raiz parecida à cenoura, só que amarela e com um sabor mais forte , e pode ser encontrada em vários supermercados.