Como prometido no post anterior (onde se pode ver a parte número 1 deste vídeo) aqui  está a receita da sopa e do doce (que não leva produtos derivados de animais nem açúcares simples). A explicação de porque está a Ana Moura a ver-me cozinhar está, também, na primeira parte deste filmezinho.

SOPA DE ESPELTA E LENTILHAS VERMELHAS 

Precisam de: 

2 colheres de azeite

1 chávena de cubos pequenos de alho francês

1 chávena de cubos pequenos  de cenoura

1 chávena de cubos pequenos de abóbora

1/2 chávena de bocadinhos de aipo

1 chávena de espelta

1 chávena de lentilhas vermelhas

2 ou 3 folhas de louro

1 colher sopa miso

1 litro de água

Como fazer ?

Lavam as lentilhas vermelhas e a espelta e depois coam.  Numa panela grande aquecem o azeite e acrescentam os legumes com uma pitada de sal.  Vão mexendo (se há melhor oportunidade para pensar na vida…) Após alguns minutos acrescentam as lentilhas, a espelta e as folhas de louro (coisa que não fiz no vídeo, façam vocês que o sabor fica melhor). Mexem mais 3 minutos e acrescentam a água. Quando ferver metem a tampa da panela e deixam cozinhar durante 20 minutos. Quando os legumes, as lentilhas e a espelta estiverem com a consistência desejada acrescentam a colher de miso (para isso recomendo retirarem, com uma caneca,  um pouco de água da sopa, com cuidado para não se queimarem, e misturarem nessa água a colher de miso. Quando o miso estiver bem diluído nessa agua, voltam a inseri-la na sopa,). Com o lume baixo deixam cozinhar mais 2 minutos. Deixem repousar a sopa uns bons 20 minutos antes de servir .

 

PUDÍM DE AMÊNDOA 

Precisam de: 

1 chávena de amêndoas picadas

1/2 litro de bebida de amêndoas

1 colher de sopa de Agar Agar

3 ou 4 colheres de sopa de geleia de arroz (ou mais se quiserem um sabor mais doce)

1 colher de sopa de manteiga de amêndoas

um pouco de doce de morango

folhas de hortelã

Como fazer ? 

Picam as amêndoas na picadora e metem num recipiente onde vão juntar uma colher e meia de sopa de Agar Agar. Misturam, nesse mesmo recipiente, o meio litro de bebida de amêndoa, a colher de manteiga de amêndoa e juntam as colheres de geleia de arroz (recordo que podem juntar mais uma ou duas colheres se são muito, muito doceiros). Levam ao lume baixo e deixam ferver 10 minutos. Deitam o preparado nos recipientes e colocam no frigorífico. Numa hora ou duas o doce está pronto e podem servir com um pouco de doce de frutos vermelhos e uma folha de hortelã por cima.

 

A saber sobre os ingredientes: 

A espelta é uma espécie de trigo que se vende em lojas de produtos dietéticos. Tem glúten .

O Agar-Agar é uma produto gelatinoso extraído de diversas algas e que é usado, precisamente, para fazer gelatinas vegetais ou, então, dar uma consistência aveludada a pudins, ou engrossar ingredientes.

A bebida de amêndoa vende-se em qualquer loja de produtos dietéticos. Também há em algumas grandes superfícies só que, muitas vezes, só existem de marcas que adicionam açúcar. Tenham atenção a isso.

A geleia de arroz é feita após a germinação do arroz e de uma fermentação com enzimas. Tem um sabor muito doce, tem uma textura parecida a do mel comum e é vendida em qualquer loja de produtos dietéticos.

A manteiga de amêndoa pode comprar-se feita (em qualquer loja de produtos dietéticos) mas também pode ser feita em casa. Basta meter as amêndoas no forno e retira-las antes de começarem a queimar. Depois devem ser trituradas com muita paciência até resultar o creme de amêndoa.