IMG_5203-2

Olá a todos.

Apresento-vos uma receita muito simples e que irá endoidecer toda a gente na vossa casa, desde os mais grandes até os pequenos. Muitas vezes achamos que fazer algo saboroso como sobremesa é complicado, bom, cá estou para desmistificar isso.

Estes muffins (ou queques) calham bem a qualquer hora e se pedirem ajuda dos miúdos vão ver que eles adoram fazer parte do processo.  São excelentes quentes ou mornos, mas também muito bons quando arrefecem. Muitas vezes até nem chegam a arrefecer…
O topping misturado com a raspa de laranja (ou limão) e a canela faz destes muffins uma sobremesa com um aspecto divino, assim como o seu sabor.

Para as mulheres que cozinham vão ver que são mesmo fáciles.
Para os homens, cá uma dica: experimentem e surpreendam. As vossas ‘meias-metades’ vão ficar viciadas.

Até a próxima receita.
Sal.

Muffins de Abóbora

.- 400 gr. de abóbora cortada em cubos ou em fatias finas
.- 400 gr. de geleia de arroz
.- 300 gr. de farinha de espelta (ou de cevada ou de trigo)
.- 10 gr. de fermento natural para pastelaría
.- 1/2 colher de sobremesa de canela em pó
.- 1 chávena de nozes
.- 150 ml. de azeite
.- 1 pitada de sal

Colocar a abóbora já cortada no forno pre-aquecido a 180° durante 15 minutos. Passado esse tempo retirar do forno e colocar num liquidificador com o resto dos ingredientes. Licuar tudo junto.
Agora é só encher as formas (moldes) dos muffins e colocar no forno a 180° por uns 20 minutos. Estar sempre atentos porque o tempo pode variar dependendo do forno de cada um de nós.

Topping cremoso de limãoIMG_5208-2

.- 1/4 ou 1/2 chávena de bebida vegetal (nesta receita usei a de aveia)
.- geleia de arroz qb (mais geleia se queremos o topping muito doce)
.- raspa de um limão e uma colher de sobremesa do sumo
.- amido de milho (1 colher de sopa rasa)

Aquecer a bebida vegetal com a geleia e a raspa e sumo do limão. Quando esteja bem aquecido acrescentar o amido de milho previamente diluido em pouca água fria. Misturar até ficar com a consistencia desejada.

Colocar agora uma colher de sobremesa deste topping por cima de cada muffin e decorar com raspa de limão o laranja (usei laranja nesta receita) e canela em pó.