Como há dias vos falei do millet, o Salvatore, grande cozinheiro de comida natural, decidiu partilhar uma receita com este miraculoso cereal. Obrigada Salvatore, um dia os meus pratos terão o teu estilo.

IMG_8993

MILLET SABOROSO COM ESTUFADO DE TOFU E ABÓBORA, por Salvatore Lucherino 

Estamos a entrar no Outono e nesta época do ano precisamos de  começar a aquecer o nosso corpo para que pouco a pouco possa ir preparando-se para os meses de frio e humidade do inverno.  E esta receita é para isso mesmo. São duas preparações: Uma à base de millet e outra à base de abóbora e tofu. Nestas duas receitas utilizo ingredientes de origem biológico e a abóbora é do tipo Hokkaido, que podem encontrar facilmente na secção BIO nas grandes superfícies (Supermercados) ou nas lojas e supermercados Biológicos em todo o pais.

O prato vai acompanhado com nabiças escaldadas (metidas em água a ferver com sal durante dois minutos) e de canónigos frescos. Mas vocês podem ser creativos e acompanhar com os verdes que tenham em casa ou com os que mais gostem.

Podem decorar com sementes de sésamo preto, com salsa ou com coentros.

Bom proveito 🙂IMG_8990

Millet saboroso

Ingredientes:

.- 3/4 chávena de millet
.- 1/2 litro de caldo vegetal
.- 1 alho francés pequeno cortado em rodelas finas
.- 3/4 de chávena de abóbora cortada em cubos pequenos
.- 1 colher de sopa de azeite
.- sal qb


  Preparação:

Lavar o millet.  Aquecer um tacho com lume baixo e colocar o millet para que possa   secar-se e tostar-se um bocado (sempre mexendo bem para evitar que possa queimar-se). Desta forma tiramos humidade ao millet. Numa outra panela colocamos o alho francês com o azeite e uma pitada de sal. Deixamos cozinhar durante 5 minutos mexendo sempre, até ficar dourado. Agora acrescentamos o millet e envolvemos bem com alho francés (é recomendável usar uma colher de madeira).

Após 5 minutos acrescentamos a abóbora cortada em cubos pequenos, mais uma pitada de sal e misturamos mais uma vez para envolver todos os ingredientes. Esperamos 2 ou 3 minutos e acrescentamos o caldo de vegetais (que deve estar quente) como se estivéssemos a preparar um risotto, pouco a pouco. Nesta fase não é preciso mexer. Deixamos cozinhar durante 15 minutos ou até que o líquido esteja quase todo evaporado. Desligamos o lume, cobrimos o tacho e esperamos mais 5 minutos.

O millet está pronto para ser servido quente (ou morno).
Antes de servir podem mexer com um garfo para que fique ainda mais solto.

Estufado de Outono

Ingredientes:

.- 1/2 abóbora Hokkaido pequena cortada em cubos de 1 cm
.- 1/2 batata doce grande cortada em cubos de 1 cm
.- 2 cenouras cortadas em rodelas de 1/2 cm
.- 1 cebola cortada em cubos grandes
.- 250 gramas de Tofu
.- 1 colher de sobremesa de kuzu (ou amido de milho)
.- azeite qb
.- sal qb
.- sumo de gengibre

Preparação:

Cortar o tofu em cubos de 1/2 cm e colocar numa mistura de água de shoyu durante 10 minutos.
Entretanto aquecer numa panela grande o azeite com a cebola e uma pitada de sal. Quando a cebola esteja transparente acrescentar a cenoura e deixar cozinhar 5 minutos. Acrescentar agora a abóbora e a batata doce, envolver tudo bem e deixar cozinhar ao lume baixo 10 minutos, sempre atentos e mexendo com uma colher de madeira.
Num tacho dourar o tofu com um pouco de azeite e quando estiver dourado acrescentar o liquido donde estava demolhado. Cozinhar com lume alto até que o líquido evapore, com atenção para que não se queime.
Quando o tofu estiver pronto acrescentar a panela com os vegetais e envolver bem. Diluir o kuzu ou o amido de milho num pouco de  água fria e colocar no estufado, mexer sempre e quando engrossar desligar o lume.

Ralar uma colher de gengibre fresco e exprimir o sumo por cima. Misturar mais uma vez.

Servir quente ou morno com uma decoração de salsa ou coentros.

IMG_8997