prato

A Fátima Martins é uma super cozinheira de pratos vegetarianos e uma vez por mês virá à minha cozinha (literalmente)  para nos ensinar uma receita .

Esta foi a primeira: Um saboroso estufado de beringela com puré de batata doce. E digo “saboroso” com conhecimento de causa, porque o prato que ela fez serviu, naquela noite, para meu jantar. Sou fã, particularmente, do puré, é incrivelmente bom. Entretanto visitem o site da Fátima que tem pratos e fotografias incríveis e fica aqui 

Antes da receita indicação de que o vídeo foi valentemente gravado e editado pelo Ivo Martins. Obrigada companheirolas

Agora a receita, escrita pela Fátima

Ingredientes (para 4 pessoas):

1 colher de sopa de óleo de coco (ou duas de azeite)

3 cebolas médias

2 beringelas médias

oregãos,

flor de sal (ou sal)

coentros frescos

4 batatas médias

400gr de polpa de tomate

Como fazer

Lavar e cortar as batatas em cubos e levar a cozer ao vapor ou em água e sal. Aquecer o óleo de coco (ou azeite) numa frigideira e acrescentar a cebola picada. Deixar alourar a cebola e em seguinda juntar a beringela já lavada e cortada aos cubinhos, com a casca. Acrescentar o sal e oregãos a gosto. Uma ou duas colheres de sopa de oregãos. Deixar cozinhar um pouco e ir mexendo. Acrescentar um copo de água e deixar cozinhar até que fique com a consistência e o melhor desejado, que serão mais ou menos 10 a 15 minutos. Reduzir as batatas a puré, temperar com sal caso tenham sido cozidas a vapor, pimenta preta, duas ou três colheres de sopa de leite vegetal (escolhi o de amêndoa) e podem colocar uma colher de café de alguma gordura vegetal. Envolver tudo até que fique com a consistência desejada. Servir a beringela com alguns corentros frescos picados e o puré. Esta beringela também se pode servir com massa ou em cima de pão torrado. Fica deliciosa.