Receita de salada de quinoa muito fresca e nutritiva e que serve para qualquer refeição. Vegetariana e sem glúten.

Ingredientes:

– 1 chávena de quinoa já cozida (para esta receita usei meia​ de quinoa vermelha e meia de quinoa amarela).
– Tomates cereja cortados em quartos (ou semi​​luas)
– Cenoura ralada ou cortada em quadradinhos pequenos
– 3 colheres de sopa de azeite
– Azeitonas sem caroço. Podem ser verdes ou pretas.
– 1 colher de sopa de manjericão cortado fino
– Tofu fumado cortado aos cubos pequenos
– Uma pitada de sal
– Sementes de sésamo preto para decorar

Preparação:

Cozer a quinoa lavando-a primeiro. Para intensificar ainda mais o seu sabor tosta-se num tacho até que fique completamente seca inserindo a água para a cozedura depois disso.  A quinoa, assim como alguns cereais, pode ser cozida com o dobro da quantidade de agua. O lume e o tipo de cozinha que temos em casa pode influenciar o tempo, mas normalmente a quinoa está pronta após 15 / 20 minutos.
Enquanto a quinoa está a cozinhar vamos cortando e preparando o resto dos ingredientes e assim que estiver cozida e sem água colocamos a quinoa num tabuleiro grande para que possa arrefecer, mexendo com um garfo para acelerar o processo. Assim que estiver morna acrescentam-se os outros ingredientes
​Obviamente esta é uma ideia de salada, mas sendo criativos podemos criar o que quisermos com os ingredientes disponíveis em casa. Podem decorar com sementes de sésamo, salta ou coentros. ​

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